MATÉRIAS

Corrimão e guarda-corpo, itens importantes de acabamento!

Corrimão é muito mais do que um simples acabamento puramente estético, é um importante item de segurança para suas escadas, assim como o guarda-corpo de mezaninos e sacadas ou varandas. Mas mesmo sendo por segurança pode trazer muita beleza ao ambiente, se tornando assim parte da decoração de sua casa.

Não importa qual seja o modelo de sua escada, certamente encontrará o corrimão adequado, inclusive existem ótimas serralherias artísticas que fazem corrimão e guarda-corpo sob encomenda, seguindo as medidas exatas de sua escada e o modelo escolhido por você.

Corrimão e Guarda-corpo em aço inox, alumínio e madeira.

Para que este item de segurança de sua casa possa ser instalado sempre agregando beleza ao ambiente há diversas possibilidades de materiais, afinal o material que fica perfeito em um ambiente pode não combinar com outro.

Se está pensando em fazer um acabamento com estilo mais tradicional o ideal é optar por corrimão e guarda-corpo em madeira, este oferece a mesma segurança que os de ferro mas com um estilo mais clássico. O corrimão de ferro ainda mantém um estilo clássico dependendo de seu modelo, apenas não são muito aconselhados para áreas que estejam expostas a Sol e chuva, caso pretenda os expor a ação do tempo tenha em mente que manutenção preventiva deverá ser feita com certa frequência.

 

Para ambientes mais modernos e áreas externas os materiais mais aconselhados são o corrimão e guarda-corpo em aço inox e também em alumínio, ambos são resistentes a ação do tempo e conferem um visual bem moderno ao ambiente.

Tanto para os modelos em aço inox como em alumínio poderá optar por acabamento polido ou escovado. O polido dá mais brilho ao corrimão, porém possui a desvantagem de ficar com marcas de dedos com maior facilidade, no acabamento escovado não terá tanto brilho porém dificilmente ficará com qualquer marca de dedos.

É importante se certificar de que o profissional a fazer a instalação é realmente experiente caso tenha algum tipo de pedra no piso, para fazer a instalação do corrimão é preciso furar a pedra, é um processo simples mas que pode trincar a pedra caso seja cometido algum erro.

Escadas e corrimãos que unem beleza e segurança.

 

Corrimão e Guarda corpo são itens indispensáveis de segurança e quando aliados a beleza se tornam muitas vezes peça de decoração. Os profissionais de decoração, engenheiros e arquitetos procuram projeta-los obeservando sempre os aspéctos de segurança e requinte.

Utilizados em todo o mundo cada país possui uma regulamentação para a sua aplicação tanto em prédios residenciais como comerciais, ruas, praças etc. No Brasil a ABNT possui a norma NBR 9050 que trata de vários itens de acessibilidade incluindo Corrimãos e Guarda Corpo.

Todo profissional de projeto na área de edificações deveria te-la em mãos para sempre observar itens de acessibilidade e segurança.

Alguns materiais para Corrimão e Guarda Corpo e sus caraterísticas básicas:

Alumínio: Metal leve, não magnético, aceita pintura e tratamento superficial de anodização natural ou colorida. Não apresenta oxidação vermelha devido não conter ferro.

 

Aço Inoxídavel: Metal (alguns não magnéticos), normalmente polido ou escovado , aceita pintura. Dependendo do tipo algums oxidam e outros não facilmente.

Ferro: Metal magnético, aceita a pintura, muito fácil a oxidação, principalmente em áreas externas descobertas ou internas muito lavadas.

Vidro: Existem vários tipos por exemplo o Float plano, Temperado, Laminado, Laminado e Temperado etc. Consulte o "Guia do Vidro" para mais informações a respeito de suas características.

Utilização total ou parcial do vidro em Guarda Corpo e Corrimãos.

Cada vez mais utilizados o vidro é indiscutivelmente encantador tanto na sua beleza quanto na luminosidade. O paradígma do "medo" de se utilizar vidro deve ser quebrado. Hoje existem vidros para uma infinidade de aplicações com características térmicas,acústicas e de resistência específicas para cada aplicação, basta saber perfeitamente quando e como utiliza-los.Uma dica consultem "O Vidraceiro" eles possuem cursos para profissionais do vidro, inclusive curso técnico gratuito e é muito bom.